Baixo São Francisco

Penedo recebe V Festival de Cinema com produções nacionais

Por Redação com Agência Alagoas 03/11/2015 17h05
Penedo recebe V Festival de Cinema com produções nacionais
Dia 7, encerrando o ciclo de mostras de cinema, sessão de filmes em curta-metragem. a partir das 14h, no Teatro Sete de Setembro, será a atração (Foto: Divulgação)

A cidade histórica de Penedo recebe, entre os dias 3 e 7 de novembro, a 5ª edição do Festival de Cinema Universitário de Alagoas, realizado pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e Secretaria de Estado da Cultura (Secult). Ao todo, serão exibidas 24 produções vindas das cinco regiões do país.

Nesta edição, o homenageado será Jofre Soares (1918-1996), ator conhecido por sua atuação no cinema e no teatro brasileiro. Jofre atuou em mais de 100 filmes, entre curtas e longas-metragens, com destaque para Vidas Secas (1963), Tenda dos Milagres (1969), Memórias do Cárcere (1983), de Nelson Pereira dos Santos, Terra em Transe (1967), de Glauber Rocha, Chuvas de Verão (1977), Bye Bye Brasil (1979), de Cacá Diégues, Gabriela – Cravo e Canela (1983), de Bruno Barreto, e Morte e Vida Severina (1977), de Zelito Viana.

O festival tem como atração principal a Mostra Competitiva, que exibirá filmes em curtas-metragens selecionados no primeiro semestre deste ano por uma comissão formada por Guilherme Sarmiento, professor de cinema da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; Ramon Coutinho, representante do Coletivo Urgente de Audiovisual; e Carollini Assis, jornalista, especialista em roteiros para TV e vídeo.

Os curtas concorrerão aos prêmios de Melhor Filme pelo Júri Oficial, Melhor Filme pelo Júri Popular, além de ao Prêmio Velho Chico de Cinema Alagoano.

Uma das novidades da edição é o formato do Júri Popular. Este ano, uma comissão será formada a partir da oficina de Crítica Cinematográfica, ministrada pelo jornalista e membro da diretoria da Associação Brasileira dos Críticos de Cinema, André Dib, em Penedo.

Já o Júri Oficial será composto pela atriz Cida Almeida, pelo jornalista e mestre em Comunicação e Cultura Contemporânea, Cláudio Manoel Duarte, e pelo jornalista, mestre em Audiovisual e professor da Faculdade Cásper Líbero, Ninho Moraes.

Na noite de premiação, em 7 de novembro, o vencedor de cada categoria receberá o troféu Canoa de Tolda – arte inspirada pela embarcação homônima que navegava pelo Rio São Francisco. Antes da entrega dos prêmios, haverá uma homenagem póstuma ao ator Jofre Soares, com a exibição do filme Mr. Abrakadabra, seguido de um bate-papo com o diretor José Araripe Júnior.

Festival exibe várias mostras de cinema

A quinta edição do Festival começará, oficialmente, nesta terça-feira, 3, às 19h, com a conferência “A expansão do mercado audiovisual brasileiro: FSA, a Lei 12.485 e agentes estatais de mercado”, realizada pelo professor de Sociologia da Ufal, Elder Maia. Logo em seguida, terá início a primeira noite de exibição de filmes da Mostra Competitiva.

Além da Mostra Competitiva, haverá a mostra de Cinema Infantil e a mostra Velho Chico de Cinema Ambiental, que, em todas as edições, levam estudantes da rede municipal de ensino de Penedo para as exibições no Teatro Sete de Setembro.

Durante os três primeiros dias do evento,o público poderá acompanhar a Mostra de Cinema Nacional, sempre a partir das 21h, com exibição do longa-metragem “Muitos homens num só”, seguido de bate-papo com a diretora Mini Kerti. Também serão exibidas cinco produções do Coletivo Urgente de Audiovisual (Cual) da Bahia, além dos curtas “Enterro de anão” e “Tomate cereja”, seguidos de bate-papo com a atriz Cida Almeida.

No dia 6, às 21h, o público poderá prestigiar a exibição de seis filmes da 5ª Mostra Sururu de Cinema Alagoano (2014). Os filmes a serem exibidos passaram pela curadoria do produtor da mostra, Rafhael Barbosa. No dia 7, encerrando o ciclo de mostras de cinema, haverá uma sessão de filmes em curta-metragem produzidos em Caxias do Sul-RS, a partir das 14h, no Teatro Sete de Setembro.

Cinema alagoano

Outro destaque do evento é o Encontro de Cinema Alagoano, que reúne atividades de caráter acadêmico, como minicursos, workshops, diálogos audiovisuais, apresentação de trabalhos acadêmicos e rodas de conversa com os realizadores dos filmes da Mostra Competitiva. Todas as atividades ocorrerão no Centro de Cultura e Extensão Universitária (CEU) e, para participar, basta se inscrever com 30 minutos de antecedência.

Todas as noites, o público também poderá prestigiar apresentações musicais. No dia 3, Geraldo Azevedo abrirá o evento. No dia 4, o público poderá prestigiar o artista penedense Lito Di Santi, além do arapiraquense Janu. No dia 5, será a vez da artista Sirleide Silva, melhor intérprete do 6º Festival de Música da Ufal (Femufal). Na sequência, o grupo Malacada encerrará mais um dia de evento.

Já no dia 6, Kissia Barros, 3º lugar na categoria de melhor composição do 6º Femufal, e Chau do Pife sobem ao palco do festival. As bandas Atrito 82 e Vibrações encerram a programação musical no dia 7.

Serviço

O quê: Festival de Cinema Universitário de Alagoas
Quando: De 3 a 7 de novembro
Onde: Centro Histórico de Penedo
Horário: Manhã, tarde e noite
Informações: 3214-1541/ 98849-8131/ 99993-0100