Alagoas

Bienal do Livro de Alagoas contará com presença de consulesa da França

Por Redação com Ascom Ufal 03/11/2015 20h08
Bienal do Livro de Alagoas contará com presença de consulesa da França
- Foto: Reprodução/Internet

No sábado, 21 de novembro, a 7ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas sediará o 21º Ìgbà-Ubuntu: Seminário Afro Internacional, O Universo das Palavras Pretas, Culturas e Ancestralidade e reunirá no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, estudiosos, personalidades locais e internacionais da consciência afro coletiva.

Entre 10h e 21h, revezarão o palco intelectuais, jovens militantes negros, ativistas e artistas, que se distribuirão em rodas de conversas, diálogos e palestras.

Entre eles estarão a poetisa, jornalista, cantora e atriz brasileira Elisa Lucinda; a jornalista e consulesa da França, em São Paulo, Alexandra Baldeh Loras e Fernanda Carvalho, colunista da seção Em Negritto, no site Setor 1 e apresentadora do Programa Nação, produzido pela TVE do Rio Grande do Sul e veiculado pela TV Brasil.

De acordo com Arísia Barros, o nome do seminário vem da filosofia Ubuntu, que significa “Sou quem sou, porque somos todos nós!” e tem origem na África, origem de todos os povos. “A minha humanidade está inextricavelmente ligada à sua humanidade”, enfatiza a coordenadora do evento. Na África do Sul, a noção de Ubuntu ligou-se também à história da luta contra o Apartheid e inspirou Nelson Mandela na promoção de uma política de reconciliação nacional.

Para participar do evento, basta enviar um e-mail com nome, instituição, celular para [email protected]. A entrada é gratuita.