Capital

INSS realiza em AL capacitação de representantes de pescadores

Por Redação com Assessoria 26/10/2015 16h04
INSS realiza em AL capacitação de representantes de pescadores
Em Alagoas, suspensão do seguro-defeso deve afetar 44 mil trabalhadores que sobrevivem diretamente da pesca - Foto: Adailson Calheiros / Arquivo

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) realiza nesta terça-feira (27), no auditório da sua gerência, localizada na Rua Engenheiro Roberto Gonçalves Menezes, 149, Centro de Maceió um curso de capacitação dos representantes das colônias de pescadores do estado, se estendendo por todo o dia.

Esse curso tem o objetivo de instruir os representantes das colônias de pescadores para formalizar os pedidos de Seguro Defeso do Pescador Artesanal, com toda a documentação necessária, e só após, com os processos, devidamente, conferidos, trazê-los ao INSS. Dessa forma, os pescadores já serão direcionados ao Instituto com tudo pronto para o recebimento do seu benefício.

A capacitação surgiu em virtude de um acordo firmado entre o INSS e a Confederação Nacional dos Pescadores e Aquicultores (CNPA), para que nas épocas de proibição da pesca do peixe e do camarão, o pescador não fique desamparado e receba o seu Seguro Defeso. Esse termo de cooperação busca a eficiência, segurança e agilidade no processo de entrada do seguro desses trabalhadores.

O treinamento será realizado com dois representantes de cada colônia, das 43 filiadas à CNPA, em Alagoas. Os treinadores do curso são os servidores do INSS: Marcelo Barbosa, da Seção de Reconhecimento de Direitos (SRD), Patrícia Crespo, da Seção de Atendimento (SEAT), com suporte do Centro de Formação de Atendimento do INSS (CFAI). Os representantes das colônias contarão com a colaboração do INSS durante 5 anos, conforme o contrato de âmbito nacional assinado no dia 6 deste mês.