Brasil

Servidores voltam ao trabalho segunda(14), mas Ufal e INSS continuam em greve

Por O Dia 11/09/2015 09h09
Servidores voltam ao trabalho segunda(14), mas Ufal e INSS continuam em greve
- Foto: divulgação

Os servidores que compõem a base da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (CONDSEF) voltam ao trabalho na próxima segunda-feira (14), após 50 dias em greve. A decisão foi aprovada na manhã da quinta-feira (10), durante a plenária promovida pela entidade, que teve a participação de integrantes de 21 estados e do Distrito Federal. Servidores do INSS e da Ufal não integram a confederação e seguem em greve.

Os representantes autorizaram a confederação a assinar hoje o acordo com o Ministério do Planejamento, que prevê o índice de 10,8% em dois anos, de 2016 a 2017. A entidade, que representa 500 mil servidores federais do Poder Executivo, oficializou ainda ontem ao Ministério do Planejamento que aceitaria o acordo, mas com ressalvas.

Segundo Sérgio Ronaldo, secretário-geral da CONDSEF, a categoria precisa entender se o índice de aumento vai incidir no vencimento-base. Também há exigência de que haja garantias de que o governo vai manter o diálogo sobre outros assuntos relacionados às carreiras:
“O detalhamento será importante para assegurar que um acordo possa ser firmado”. De toda a base da CONDSEF, INCRA, IBAMA, Instituto Chico Mendes, Ministério Meio Ambiente, Instituto Evandro Chagas e Cultura pediram para prosseguir em negociação.

CORTE DE PONTO

Os servidores também querem discutir hoje na reunião com o Ministério do Planejamento o corte de ponto. A ideia é começar a esquematizar a compensação dos dias parados e a melhor alternativa para que os servidores possam receber os valores que foram descontados dos grevistas. A ideia é agilizar esse processo de negociação.

VITÓRIA

De acordo com Sérgio Ronaldo, a categoria sabe que tem que avançar muito sobre as questões remuneratórias, mas que foi “uma vitória” conseguir fazer com que o governo recuasse da ideia inicial de parcelar o aumento em quatro vezes: “Conseguimos fazer com o que governo pagasse o nosso reajuste em dois anos, dando maior negociação”.