Brasil

Homem é vítima de ataque de tubarão em Olinda

Por Redação com Jornal do Commercio 31/03/2015 16h04
Homem é vítima de ataque de tubarão em Olinda
- Foto: Jornal do Commercio

Um homem ficou ferido após sofrer ataque de tubarão na Praia Del Chifre, em Olinda, Região Metropolitana do Recife (RMR). De acordo com o Corpo de Bombeiros, Diego Gomes Mota, de 23 anos, sofreu ferimentos em uma das pernas e foi levado à UPA de Olinda para realização de limpeza e medicação no local da mordida. Ainda de acordo com os bombeiros, ele foi transferido para o Hospital Miguel Arraes, em Paulista, para avaliação da gravidade dos ferimentos e para checar se alguma artéria foi atingida. De acordo com a assessoria do Hospital Miguel Arraes, a vítima está consciente e tranquila. Este é o 60º caso desde que os ataques foram contabilizados pelo Estado, em 1992. Um boletim médico com o estado de saúde da vítima será liberado pelo hospital às 17h30.

Diego estava surfando com o seu irmão e mais dois amigos no início da tarde desta terça (31) quando sentiu a mordida do animal em sua perna. Diego lutou com o animal, que o soltou e impediu que o ataque tivesse maiores consequências. O seu irmão o ajudou a se desvencilhar do tubarão.

A Praia de Del Chifre já é conhecida no Estado por ataques de tubarão. O local é proibido para a prática de surfe por conta dos recorrentes ataques. A mais conhecida foi em 2006. A primeira vítima, Humberto Pessoa Batista, na época com 27 anos, levou uma mordida na coxa esquerda e não resistiu aos ferimentos.

O último caso nas águas pernambucanas foi no ano de 2013, na praia de Boa Viagem, na zona sul do Recife. A turista paulista Bruna Silva Gobbi, de 18 anos, passava férias na capital pernambucana quando foi atacada por um tubarão. Bruna também não resistiu aos ferimentos e faleceu. 

À época, o promotor do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Ricardo Coelho, expediu uma recomendação formal ao governo do Estado que proibia o banho de mar em trechos mais perigosos para ataque de tubarão nas praias da Região Metropolitana do Recife.