Alagoas

Professores de Traipu reclamam de salário atrasado

Por Redação 23/01/2014 18h06
Professores de Traipu reclamam de salário atrasado
Traipu - Foto: Blog do C. F. Café

Os professores da rede municipal de Traipu reclamam que estão com o salário de dezembro e 1/3 das férias atrasado. Os educadores afirmam que se o problema não for resolvido poderá ocorrer paralisação.

Segundo a categoria, isto nunca havia acontecido antes. “Geralmente o pagamento era efetuado entre o dia cinco e o dia 12 de cada mês, mas até agora nada e o mês de janeiro já está vencendo”, afirmou uma professora que não quis se identificar.

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Educação (Sinteal) da região de Traipu, Cristina Simone de Sena, afirmou que o Sinteal ainda não realizou assembleia, pois ainda está estudando a documentação contendo folha de pagamento e plano de cargos e carreiras. “Quando concluirmos o estudo, vamos marcar uma assembleia para deixar todos informados”, colocou Simone.

Simone acrescentou ainda que recebeu a informação de que foi efetuado o pagamento da 1º faixa, que corresponde os professores que ensinam do 1º ao 5º ano efetivo e dos profissionais de serviços diversos. “Eles afirmaram que até o fim da próxima semana toda folha de dezembro será paga”, frisou Simone.

Uma das professoras da rede municipal, Ana Maria Veiga, contou que a categoria está se preparando para fazer uma paralisação, caso o problema não seja solucionado. “É um absurdo, queremos fazer uma manifestação. Já procuramos até o Ministério Público Estadual”, relatou.

A assessoria de comunicação da prefeitura de Traipu informou que o 13º foi pago e que ocorreu um atraso do governo federal, além da redução do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Mas a prefeitura já efetuou alguns pagamento e até o fim de janeiro deverá concluir.

A assessoria também acrescentou que o município teve uma retenção nos gastos durante três meses em consequência da administração anterior.