Arapiraca

Estudantes de Arapiraca organizam protesto contra edital de transporte

Por Redação 14/01/2014 14h02
Estudantes de Arapiraca organizam protesto contra edital de transporte
Estudantes articulam protesto em Arapiraca - Foto: Reprodução/Facebook

Sete meses após o protesto dos estudantes pedindo a redução da tarifa de ônibus, a Prefeitura de Arapiraca enfrenta mais um impasse com a classe estudantil. A questão também é relacionada ao transporte, no entanto está direcionada apenas aos estudantes da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e do Instituto Federal de Alagoas (Ifal). Os alunos das duas instituições que moram em Arapiraca, mas estudam nos campi de Palmeira do Índios reclamam do edital de transporte divulgado no início do mês.

Para a prefeitura, o edital beneficiará os estudantes de baixa renda. Para os alunos, boa parte dos estudantes será excluída. Em uma página moderada por discentes das duas instituições, eles se mobilizam para um ato na próxima segunda-feira (20), às 8h, no Centro de Arapiraca, para cobrar mudanças no documento. Em texto publicado na rede social Facebook, os alunos dizem que “o edital não é um edital de inclusão como está sendo veiculado pela mídia, e sim de exclusão, pois para ‘garantir’ a vaga, o estudante tem que ter uma renda (per capita) de 1/4 do salário mínimo, sendo assim, um pequeno número de estudantes será beneficiado”.

Os alunos afirmam que pouco mais de 300 estudantes saem de Arapiraca para Palmeira dos Índios todos os dias e, para isso, precisam do transporte escolar. “A característica excludente deste edital causou grande indignação aos estudantes, pois, estes precisam se deslocar diariamente a outra cidade para continuar seus cursos”, informou o texto publicado pelos estudantes na comunidade Move Busão. Eles afirmam que os ônibus são disponibilizados há oito anos.

Enquanto os estudantes se mobilizam, promovendo a assinatura de um abaixo-assinado, articulando um protesto e cobrando a disponibilização de transporte gratuito, a administração municipal mantém a mesma postura. A assessoria da Prefeitura de Arapiraca informou que recebeu denúncias de que estudantes que não precisam do transporte gratuito estavam se utilizando deste, assim como discentes de outros municípios, por isso o edital foi lançado: para beneficiar os alunos de baixa renda da cidade.

A assessoria informou, ainda, que a quantidade de ônibus foi reduzida de oito para quatro e mais uma van, porém “se a quantidade de estudantes da Ufal e do Ifal que cumprirem as exigência do edital for maior do que a publicada no documento, a Prefeitura vai garantir o transporte de todos mesmo que ultrapasse o número de vagas”. A Prefeitura informa que o edital foi lançado para beneficiar estudantes de acordo com programas como o Programa de Extensão Universitária (ProExt), Programa Universidade para Todos (ProUni) e Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS).