Política

Vereadora vai ao MP e pede conteúdo de denúncia contra Teófilo

Por 7Segundos 23/05/2018 13h01
Vereadora vai ao MP e pede conteúdo de denúncia contra Teófilo
Vereadora quer acesso ao conteúdo de denúncia que pode derrubar Teófilo do cargo - Foto: Cortesia

Não está fácil para Rogério Teófilo (PSDB) sustentar a administração da cidade mais importante do Agreste de Alagoas. O gestor tem enfrentado uma enxurrada de denúncias, a debandada de aliados, o descontentamento da população e agora lida com uma oposição no legislativo municipal formada por ex-integrantes de sua base aliada.

Na manhã dessa quarta-feira (23), a vereadora Maria Sinielza Lira Pessoa deu entrada no Ministério Público Estadual com requerimento em que solicita acesso ao conteúdo da denúncia do empresário e advogado Luiz Augusto Lôbo, no caso que é conhecido na cidade como Lava Jato do Agreste. O advogado denunciou Teófilo de um calote de 90% do valor de um contrato totalizado em R$ 600 mil. Após a entrega de um dossiê com mais de 200 páginas, o MP verificou que os 10% pagos ao empresário para auditoria nas constas de gestões passadas tem origem de uma empreiteira, a Construir Construções, que tem como sócio Lenine Pereira, secretário municipal da gestão Teófilo.

O caso estava sendo investigado pelo promotor Napoleão Amaral, da 4ª Promotoria de Justiça de Arapiraca. Agora, Roberto Paranhos assumiu a promotoria e deve dar andamento ao processo que pode derrubar Teófilo do cargo.

No pedido, a vereadora alega ‘uso de atribuições’ - o de fiscalizar o Executivo - e fala em ‘fiscalização típica do desempenho das atividades do legislativo’. Pessoa era, até dias atrás, integrante da base aliada de Teófilo e deixa o cargo depois de um racha entre o gestor e seu irmão, o deputado estadual Severino Pessoa.

O pedido de Sineilza fala ainda que “os fatos são graves e corrompem a probidade da Administração'. A vereadora alega querer prestar esclarecimento à comunidade e que, para tanto, necessita de acesso aos autos do processo.