Futebol Alagoano

Confira as chances de classificação ou rebaixamento das equipes no Alagoano 2018

Por Claudio Barbosa 03/03/2018 10h10
Confira as chances de classificação ou rebaixamento das equipes no Alagoano 2018
Alagoano 2018 - Foto: Divulgação/FAF

O Campeonato Alagoano está chegando à reta final de sua fase de classificação, com definições importantes.

As equipes do CSA (14 pontos) e do CRB (13 pontos) já garantiram suas classificações para a fase semifinal do estadual, com as vitórias sobre o CEO e o CSE, respectivamente, na 6ª rodada. A briga agora é para saber quais serão os dois primeiros colocados. Quanto às duas vagas que restam, três times brigam diretamente: CEO, ASA e Coruripe. Enquanto isso, Murici e Santa Rita ainda lutam contra o rebaixamento com CSE e Dimensão Saúde.

Neste domingo irão se enfrentar CSA e CRB. Se o time azulino vencer o CRB, vai garantir a primeira colocação e a vantagem de decidir em casa na semifinal.  Para o CRB terminar na primeira colocação, terá de vencer o CSA e o ASA, ou vencer o CSA e empatar com o ASA, desde que tenha um saldo de gols maior que o rival.

Quanto as equipes que lutam pelas vagas restantes, para a fase semifinal da competição, o CEO está com 12 pontos, enquanto  ASA e Coruripe somam 9 pontos até o momento.

ASA e CEO fazem um confronto direto neste domingo, em Arapiraca. Como irá folgar na última rodada, o CEO só pode contar com a vitória para garantir a classificação. Caso empate com o alvinegro, terá de torcer contra ASA e Coruripe na última rodada, para se manter no G-4 da competição.

O ASA fará suas duas últimas partidas da fase classificatória em Arapiraca. Para não depender de outros resultados, o alvinegro precisa vencer o CEO e, no mínimo empatar com o CRB, para se garantir nas semifinais da competição estadual.

A situação do Coruripe é a seguinte: nas dus últimas rodadas, enfrentará o CSE, em Palmeira dos Índios e o CSA, no Gerson Amaral. Para ficar tranquilo, precisará vencer as duas partidas, porque se vencer uma e empatar outra, terá que torcer para que o CEO não vença o ASA. Se ganhar uma e perder outra, segue na mesma situação, tendo que torcer contra o CEO.

Mesmo numa situação mais complicada, matematicamente, CSE e Dimensão Saúde ainda sonham com a vaga na semi final. Isto porque uma das equipes ainda pode chegar aos 12 pontos, lembrando que eles se enfrentam na última rodada. Aquele que alcançar os 12 pontos ainda terá que torcer que o Coruripe não vença o CSA e o ASA não vença seus dois últimos jogos diante do CEO e CRB.

Na briga contra o rebaixamento está acirrada. Com cinco pontos, a situação é mais complicada para Santa Rita e Murici. Sendo ainda mais difícil para o Santa Rita, uma vez que folga nesta rodada e terá apenas uma partida- na última rodada- para definir sua situação.

Ao mesmo tempo que ainda sonham com a classificação, CSE e Dimensão Saúde ainda correm risco de rebaixamento, mas dependem apenas de uma vitória para se garantirem na elite.