Esportes Brasil

Brasil está com 99% de chances de ir à Copa do Mundo 2018, diz matemático

Por Claudio Barbosa 21/03/2017 09h09
Brasil está com 99% de chances de ir à Copa do Mundo 2018, diz matemático
Tite - Foto: Pedro Marttins/MoWa Press

De acordo com o site Infobola, do matemático Tristão Garcia, o Brasil tem 99% de chances de ir a Copa do Mundo de 2018, que será realizada na Rússia. O Brasil está com 27 pontos e lidera seu grupo. A segunda colocação é do Uruguai com 23, seguido por Equador e Chile com 23 pontos cada, Argentina 19 e por último Colômbia com 18 pontos. 

Uma vitória diante do Uruguai, na próxima quinta-feira, deixa o Brasil com 30 pontos. Porém, por mais improvável que seja, matematicamente falando, o selecionado brasileiro ainda pode ser ultrapassado por todos esses adversários, e cair para a sexta colocação, ficando fora da zona de classificação.

Mas, apesar da frieza da matemática, o técnico Tite está confiante a acredita que com mais um ponto o Brasil estará classificado. Tite considera 28 pontos suficientes para classificação, porque usa as últimas eliminatórias como parâmetro. Na América do Sul, as quatro melhores seleções vão diretamente à Copa, enquanto a quinta disputa uma repescagem contra o representante da Oceania.

Para os Mundiais de 2002, 2006, 2010 e 2014, o Uruguai foi o quinto colocado em todas as vezes, com 27, 25, 24 e 25 pontos, respectivamente. Ou seja, em todas elas a equipe que somou 28 pontos ficou pelo menos na quarta posição, classificada, portanto.

O Brasil fez 30 pontos nas eliminatórias para 2002, terminando em terceiro lugar. Nas duas seguintes terminou na liderança, ambas com 34 pontos, e em 2014 não disputou o torneio por ser o país-sede da Copa do Mundo.

Na atual disputa, a classificação do Brasil é praticamente certa, mas dependerá de seus próprios resultados nos dois próximos jogos e também de seus adversários mais diretos para se confirmar agora ou somente na data Fifa de agosto/setembro, quando a equipe enfrentará o Equador (no Brasil, mas em cidade ainda indefinida) e a Colômbia, em Barranquilla.

Depois do Uruguai, a Seleção terá pela frente o Paraguai, na próxima terça-feira, dia 28, na Arena Corinthians.

Brasil x Uruguai 

O jogo será quinta-feira, às 20h (de Brasília), no  estádio Centenário, em Montevidéu (URU). Alisson, Daniel Alves, Marquinhos, Miranda e Marcelo; Casemiro; Paulinho, Renato Augusto, Philippe Coutinho e Neymar; Roberto Firmino (Diego Souza).