Natação

Escolha do novo papa surpreende cúpula da CNBB

Expectativa é de que o Papa otenha uma nova visão de mundo

14/03/2013 06h06
Escolha do novo papa surpreende cúpula da CNBB
A escolha do novo papa foi uma surpresa para a Conferência nacional dos Bispos do Brasil. O secretário-geral da entidade, Leonardo Steiner, disse que foi surpreendido com a eleição de um Papa latino-americano.

De acordo com ele, é um momento de muito alegria para os Bispos, que ficaram emocionados com o desfecho do conclave. Ele negou frustração por não ter havido a escolha do brasileiro Don Odilo Scherzo como representante máximo da Igreja Católica.

Pouco depois do anúncio do nome do novo Papa, familiares do cardeal dom Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo e um dos mais cotados até então disseram que a escolha do argentino Jorge Mario Bergoglio nao era esperada. De acordo com o irmão de Dom Odilo, Flávio Scherer, a escolha foi marcante porque mudou o eixo, acabou o eurocentrismo. Ele se refere ao histórico dos papas, que, na maioria das vezes, são europeus.

Segundo Flávio, a expectativa agora é de que o Papa ouça mais os povos que foram colonizados, tenha nova visão de mundo, e represente a expansão do catolicismo na América, África e Ásia.