Pulo da Gata

Pulo da Gata

Pulo da Gata

Artesã faz peças em mosaicos a partir de embalagens recicladas

16/07/2014 16h04
Artesã faz peças em mosaicos a partir de embalagens recicladas

Aliar reciclagem ao artesanato é uma tendência que tem rendido bons resultados. Em Arapiraca, a artesã Maria Jaedna Oliveira Silva, de 38 anos, realiza um trabalho cheio de beleza e também ambientalmente correto. Ela produz peças com mosaicos feitos com pequenos pedaços de embalagens plásticas recicladas.

Para o blog Pulo da Gata, Jaedna contou que trabalha com a técnica há quatro anos, mas quando deixou a empresa privada na qual trabalhava, passou a se dedicar mais à atividade artesanal. Ela revela que não dá para manter a casa somente com o dinheiro dos mosaicos e, por isso, realiza outros trabalhos complementares.

Além das peças, que vão desde porta-retratos a caixinhas personalizadas, ela também ministra cursos e oficinas sobre a técnica de sua arte. Ela já deu aulas no Sesc Arapiraca, Sesc Penedo e Sesc Teotônio Vilela, e esta semana está no Núcleo de Prevenção à Violência para conduzir mais uma oficina.



Há cerca de dois meses, Jaedna conseguiu ingressar no Mercado do Artesanato, espaço administrado pela Prefeitura Municipal de Arapiraca, no Centro, para comercializar as peças. O Box 17, onde estão expostos os trabalhos, é dividido com outra artesã.



A beleza, o cuidado empregado nos itens feitos com mosaicos impressiona. As peças são feitas com muito cuidado e acabamento bem definido. Também são feitas sob encomenda, com temas ao gosto do cliente. 


Doação de embalagens
 

Como os mosaicos são feitos com pastilhas de plásticos, Jaedna explica que tem tido dificuldades para fazer seu trabalho porque, no ambiente doméstico, não há tantas embalagens vazias. Para tentar solucionar o problema, a artesã lançou uma campanha: a cada seis embalagens plásticas coloridas (branca também) – que podem ser de margarina, xampu, sabonete líquido, água sanitária, e etc – doadas, o colaborador receberá um cupom para concorrer a uma peça de mosaicos.

Quem tiver interesse em doar, pode deixar os frascos no Box 17, do Mercado do Artesanato ou ainda entrar em contato com a artesã, pelo telefone 82 9800-5831 ou pelo Facebook
 

Sobre o blog

O blog da mulher de Arapiraca. Com dicas de moda, viagens, gastronomia e tudo que rola no mundo feminino no Agreste de Alagoas. Por Clau Soares e Kamylla Lima.

Arquivos