Paulo Marcello

Paulo Marcello

Paulo Marcello

Célia Rocha e Fabiana Pessoa disputam vaga na Assembleia por Arapiraca

Até hoje apenas uma mulher de Arapiraca foi eleita deputada estadual

21/05/2018 22h10
Célia Rocha e Fabiana Pessoa disputam vaga na Assembleia por Arapiraca

Atualizada às 06h57 em 24 de maio de 2018

Pela segunda vez na história, Arapiraca poderá eleger uma mulher para Assembleia Legislativa (ALE) e poderá ter até duas representantes. A ex-prefeita Célia Rocha (PTC) e a vice-prefeita Fabiana Pessoa (PRB) vão entrar na disputa por uma das 27 cadeiras da Casa Tavares Bastos. A primeira mulher a ocupar uma cadeira na ALE foi Luiza Evangelista da Silva em 1974. A ex-primeira dama de Arapiraca, casada com o ex-prefeito Higino Vital, faleceu em maio de 2012.

No passado, Arapiraca já emplacou cinco deputados estaduais e um federal numa mesma eleição, mas desde 2013 a cidade está sem um parlamentar na Câmara Federal e atualmente conta com quatro deputados estaduais: Ricardo Nezinho (MDB), Tarcizo Freire (Progressistas), Rodrigo Cunha (PSDB) e Severino Pessoa (PRB). Neste pleito perderá duas vagas na ALE, já que Pessoa e Cunha não disputarão a reeleição.

Célia Rocha (65) tem mais de 20 anos de vida pública. Foi vereadora por duas vezes (1989 a 1992 e de 1993 a 1996) e prefeita por três mandatos (1997 a 2000, de 2001 a 2004 e depois de 2013 a 2016) e assumiu dois anos como deputada federal (2011 a 2012). Deixou o cargo para reassumir a prefeitura de Arapiraca, após vencer a eleição de 2012.

Fabiana Pessoa (38) tem apenas um mandato de vereadora (2013 a 2016) e atualmente é vice-prefeita de Rogério Teófilo (PSDB). Ela é esposa do deputado estadual Severino Pessoa (PRB) que também já foi vereador e confirmou que é pré-candidato a deputado federal.

Para a Câmara Federal, Arapiraca elegeu sua primeira mulher em 1994, quando a então vereadora Ceci Cunha (PSDB) conseguiu conquistar a vaga. A médica Josefa Santos Cunha (de saudosa memória) é mãe do pré-candidato ao Senado Rodrigo Cunha, pela mesma legenda. Em 1998 foi reeleita, mas não chegou assumir. A Dra. Ceci foi vítima de um crime que ficou conhecido como a ‘Chacina da Gruta’, em Maceió, horas após ter sido diplomada.

Arapiraca tem, até o momento, sete pré-candidatos a federal: O ex-vereador Dorje do Queijo (PRTB), o deputado Severino Pessoa (PRB), o empresário e ex-secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ricardo Barreto (PSD), o advogado Ricardo Marques (PROS), o agricultor Carlos Alberto e o servidor público Nal Clarindo (Progressistas). Vale lembrar que Tereza Nelma (PSDB), vereadora por Maceió, também será canditada a deputada e é natural de Arapiraca.

 

Sobre o blog

Radialista, animador de eventos e mestre de cerimônias. Apresentador do programa Na Mira da Notícia na rádio Gazeta FM Arapiraca. Repórter e blogueiro do Portal 7 Segundos.

Arquivos