Jean Rafael

Jean Rafael

Jean Rafael

Mais dinheiro, mais amigos e menos depressão

19/04/2017 23h11
Mais dinheiro, mais amigos e menos depressão

     Atualmente sofremos uma pandemia de casos de depressão, pânico e ansiedade. Tudo isso tem acarretado um aumento nos casos de suicídios no planeta. Esses dados refletem o ritmo acelerado da sociedade moderna, onde cada vez mais se busca o sucesso e o reconhecimento profissional.

    Em contrapartida a ciência vem amplamente pesquisando e divulgando evidências sobre formas de se alcançar bem-estar social, reconhecimento e sucesso. Elementos que refletem um indivíduo mais feliz, saudável e realizado financeiramente.

    Um grupo de pesquisadores da University College de Londres (UCL, na sigla em inglês) examinou mais de 8 mil homens e mulheres entre 52 e 90 anos e avaliaram a maneira como viviam suas vidas.

  Os especialistas verificaram que pessoas que tinham melhor bem-estar social, pessoal, sucesso econômico e boa saúde apresentavam maior pontuação em habilidades que as diferenciavam das demais. As que não possuíam essas características sofriam mais de depressão, tinham menos dinheiro e apresentavam maior possibilidade de desenvolver doenças crônicas.

 Então que habilidades são essas?

  1. Estabilidade emocional
  2. Determinação
  3. Dedicação
  4. Sensação de estar no controle
  5. Otimismo

 

  Quais as lições que podemos tirar desses resultados? É possível treinarmos essas capacidades, devemos estimular já na infância e também nos adultos, pois atualmente pouco valor se tem dado a implantação de programas que estimulam o desenvolvimento da inteligência emocional. Com isso, quanto mais investirmos nessas habilidades teremos uma terceira idade mais plena e cheia de alegrias.

 

 

 

Sobre o blog

Médico cirurgião geral com residência médica em cirurgia geral; Professor mestre em ensino na saúde; Pós-graduado em ensino na Saúde pelo Hospital Sírio Libanês; Pós-graduado em Auditoria de Sistemas de Saúde pela Estácio de Sá do RJ; Pós-graduado em Psicoterapia Transpessoal.

Arquivos