Jean Rafael

Jean Rafael

Jean Rafael

Que caminho seguir para ter saúde no futuro?

30/05/2016 17h05
Que caminho seguir para ter saúde no futuro?

O que você acha que nos mantém saudáveis e felizes enquanto passamos pela vida. Foram analisadas as opiniões de jovens norte-americanos sobre o que era mais importante para eles como fonte de alcançarem bem estar e consequentemente felicidade.

 A resposta para 80% dos jovens foi que ficar rico era o mais importante e para 50% ficar famoso era o caminho para se chegar ao final da vida muito bem. Eles relataram que constantemente devemos priorizar o trabalho, dar nosso melhor e conquistar mais coisas.

E você o que acha? Para se chegar lá na frente aos 80 anos, 90 anos ou mais, com boa qualidade de vida, Qual seria a escolha mais importante?

Em sua opinião Seria possível estudar as pessoas desde sua adolescência até a velhice para ver o que realmente mantém as pessoas felizes e saudáveis?

Um Estudo de Desenvolvimento do Adulto, de Harvard fez isso!

É, possivelmente, o estudo mais longo sobre a vida adulta que já foi feito. Durante 75 anos, foram acompanhadas as vidas de 724 homens, ano após ano, perguntando sobre seus trabalhos, vidas domésticas, saúde.

Desde 1938, a vida de dois grupos de homens foi meticulosamente avaliada. O primeiro grupo era de estudante do segundo ano da Universidade de Harvard. E o segundo grupo era um grupo de garotos dos bairros mais pobres de Boston garotos que foram escolhidos para o estudo especialmente porque eram de algumas das famílias mais problemáticas e desfavorecidas de Boston da década de 30.

O pesquisador Robert Waldinger um dos responsáveis pela pesquisa retrata: Nós retiramos seu sangue, escaneamos seus cérebros, falamos com seus filhos, os filmamos conversando com suas esposas sobre suas maiores preocupações.

E agora, o que você acha que eles encontraram como resposta? Será que foi o dinheiro, a fama, o carro do ano, a mansão tão sonhada. Portanto, ai vai o que foi encontrado. 

As lições não são sobre riqueza, ou fama, ou trabalhar mais e mais.

A mensagem mais clara que tiramos desse estudo de 75 anos é esta: 

“bons relacionamentos nos mantêm mais felizes e saudáveis”

1. As pessoas que estão mais conectadas socialmente com a família, amigos e comunidade, são mais felizes, fisicamente mais saudáveis e vivem mais do que as pessoas que têm poucas conexões. 

2. Não é apenas o número de amigos que você tem, e não é se você está ou não em um relacionamento sério, mas sim a qualidade dos seus relacionamentos mais próximos que importa.

3. E quando juntamos tudo o que sabíamos sobre eles aos 50 anos, não foram seus níveis de colesterol de meia idade que previram como iriam envelhecer. Foi o quão satisfeito estavam em seus relacionamentos. a terceira grande lição que aprendemos sobre relacionamentos e nossa saúde é que relações saudáveis protegem não apenas nossos corpos, mas também nossos cérebros

Fica a reflexão para todos que gostam de planejar o futuro.


 

Sobre o blog

Médico cirurgião geral com residência médica em cirurgia geral; Professor mestre em ensino na saúde; Pós-graduado em ensino na Saúde pelo Hospital Sírio Libanês; Pós-graduado em Auditoria de Sistemas de Saúde pela Estácio de Sá do RJ; Pós-graduado em Psicoterapia Transpessoal.

Arquivos