De Prima com Jânio Barbosa

De Prima com Jânio Barbosa

De Prima com Jânio Barbosa

Município de Batalha encerra o Janeiro Branco com vasta programação

01/02/2018 06h06
Município de Batalha encerra o Janeiro Branco com vasta programação

Foi encerado ontem o mês de janeiro e em Batalha-AL, foi desenvolvido neste mês, um projeto para a Saúde Mental chamado de “Saudável Mente”. Projeto este, foi desenvolvido por uma equipe de profissionais da Estratégia Saúde da Família do município batalhense.

Então mediante a essa campanha à prefeitura de Batalha com sua equipe ligada a saúde do município, promoveu durante esse mês, uma programação diferenciada com palestras educativas sobre o tema, oficinas e orientações ligados à saúde mental, trazendo informações relativas à atenção e qual o modelo de tratamento adequado para a saúde mental, repassadas por meio de atividades internas e externas, envolvendo uma equipe técnica, pacientes e seus familiares. 

O objetivo claro, para promover o bem-estar das pessoas, bem como o lazer durante as diversas atividades desenvolvidas para prevenir possíveis transtornos mentais. Para entender melhor vamos conhecer um pouco sobre o que se significa o “Janeiro Branco”.

Janeiro Branco é uma Campanha sem fins lucrativos e que convida as pessoas a pensarem sobre suas vidas, o sentido e o propósito dela, a qualidade dos seus relacionamentos e o quanto elas conhecem sobre si mesmas e sobre suas emoções, seus pensamentos e seus comportamentos.

Essa campanha aqui no Brasil, foi idealizada pelo Psicólogo Leonardo Abrahão, de Minas Gerais, o Janeiro Branco surgiu como ideia em novembro de 2013, quando, deitado em sua cama olhando para o branco do teto quarto, projetou seus desejos e expectativas em relação ao ano seguinte, 2014.

A Campanha Janeiro Branco é dedicada a colocar os temas da Saúde Mental e Emocional em máxima evidência no mundo em nome da prevenção ao adoecimento emocional da humanidade. Puxada e incentivada por psicólogos, profissionais da saúde e todos os grupos que acreditam na experiência de uma Saúde Mental e Emocional de qualidade, desde então vem se espalhando e levando a toda população mensagens sobre o assunto.

A ideia é a de sensibilizar as mídias, as instituições sociais, públicas e privadas, e os poderes constituídos, públicos e privados, em relação à importância de projetos estratégicos, políticas públicas, recursos financeiros, espaços sociais e iniciativas socioculturais empenhadas (os) em valorizar e em atender as demandas individuais e coletivas, direta ou indiretamente, relacionadas aos universos da Saúde Mental.