Claudio Barbosa

Claudio Barbosa

Claudio Barbosa

Polícia não é um mal necessário, é essencial para a sociedade

23/04/2018 19h07
Polícia não é um mal necessário, é essencial para a sociedade

Estamos de volta com nosso blog aqui no Portal 7 Segundos. E, no retorno, vamos dedicar esse espaço a situação da segurança. 

A situação da segurança no estado de Alagoas é preocupante, notadamente com essa situação da Polícia Militar. Não farei aqui nenhum julgamento sobre o pedido de reajuste ( ou reposição salarial) apresentada pelos Militares. O importante é torcer que haja um acordo justo e o entendimento aconteça. Sou contrário aqueles que espelham o terror, fazem a política do quanto pior melhor. Mas o acordo é necessário e, se possível, o mais rápido possível.

E que a sociedade entenda que a Segurança Publica é responsabilidade de todos. A polícia não pode ser onipresente para evitar crimes. A ela cabe a função mais árdua, que é ir às ruas na busca de criminosos e atuar de forma ostensiva na busca da execução das leis. Erros individuais existem, como em qualquer outra função, mas a PM merece todo respeito, porque é sempre convocada a fim de exigir o cumprimento das regras sociais e solucionar os seus conflitos.

Policiais que ainda são obrigados, no seu exercício diário, a encarar de frente uma rotina de riscos e uma cultura de antagonismos, com opiniões errôneas, baseadas em ideologias ou interesses próprios. Possíveis ações abusivas e ilegais devem realmente ser combatidas. Porém, não podem ser confundidas com o cumprimento do dever, a autodefesa quando da reação à prisão, os atos da perseguição de marginais perigosos e até mesmo a legítima defesa própria ou de terceiros, que acabam são criticados por muitos. E, em razão disto, em muitos casos o que está à margem da lei acaba sendo tratado como vítima. Aumenta-se a sensação de impunidade e aqueles, que deveriam ser realmente punidos, acabam ganhando força para atacar as verdadeiras vítimas, que são as pessoas de bem da sociedade.

Mas essa polícia criticada por muitos quando age, acaba sendo também criticada quando supostamente está ausente. Estou aqui emitindo somente uma opinião enquanto cidadão e fazendo uma referência diretamente à PM pelo fato da situação enfrentada no momento. Mas cada uma das policias tem sua importância: Militar, Civil, Federal, Rodoviária Estadual e Rodoviária Federal.

E concluo minha linha de raciocínio da seguinte forma: que os governantes e a sociedade entendam que polícia é essencial, não pode e não deve ser tratada apenas um mal necessário. Que o bom senso possa prevalecer.

Sobre o blog

Radialista 

Arquivos