Carlos Rudney

Carlos Rudney

Carlos Rudney

Oito pedidos de CPIs são apresentados na Câmara dos Deputados

09/02/2015 12h12

Ao final da primeira semana dos trabalhos legislativos foram apresentados oito pedidos para a instalação de Comissões Parlamentares de Inquérito na Câmara dos Deputados.

Pelo regimento da Casa, só podem funcionar ao mesmo tempo no máximo cinco CPIs, mas se for apresentado um projeto de resolução outras comissões poderão ser instaladas. As cinco primeiras CPIs são a da Petrobras, a da Violência contra os Negros, a dos Planos de Saúde, a da Violência Urbana e a das Pesquisas Eleitorais. Essas vão funcionar simultaneamente. Da sexta em diante, só após o término de uma das cinco primeiras ou por um projeto de resolução aprovado pelo Plenário.

O deputado Carlos Zarattini, do PT de São Paulo, apresentou pedido para a instalação da sexta CPI que vai investigar o sistema carcerário brasileiro. O deputado lembrou que em 2007 uma CPI já tratou do problema, mas a situação do sistema penitenciário não melhorou.

"Nós temos problemas de superlotação em cadeias, temos problemas de abusos dos direitos, temos problemas de reincidência dos presos. Presos que ficam anos na cadeia e depois saem e voltam a delinquir. Então, é necessário nós discutirmos e aprofundarmos a discussão sobre o sistema penitenciário brasileiro para que a gente possa tirar conclusões que nos permitam melhorar esse sistema."

O sétimo pedido de abertura de CPI é para investigar a máfia das órteses e próteses no Brasil. O autor do pedido, deputado Geraldo Resende, do PMDB do Mato Grosso do Sul, afirmou que o objetivo da comissão é investigar as denúncias em todo o país sobre o superfaturamento e o desvio desses materiais que são fornecidos pelo SUS.

"Quando a gente sabe que há um conluio entre as empresas que fornecem esses equipamentos com algum setor no sentido da majoração e da cartelização com preços exorbitantes que muitas vezes são lesivos à grande maioria daqueles que precisam desse equipamento."

O oitavo pedido foi apresentado pelo deputado Carlos Sampaio, do PSDB de São Paulo, para investigar as causas, as consequências e os responsáveis pelos atuais problemas do setor elétrico.

As comissões parlamentares de inquérito são temporárias, podendo atuar também durante o recesso parlamentar. Têm o prazo de cento e vinte dias, prorrogável por até metade, mediante deliberação do Plenário da Câmara, para conclusão de seus trabalhos. Elas são criadas a requerimento de pelo menos um terço do total de membros da Casa.

As CPIs destinam-se a investigar fato de relevante interesse para a vida pública e para a ordem constitucional, legal, econômica ou social do País. Têm poderes de investigação equiparados aos das autoridades judiciais, entre eles determinar diligências, inquirir testemunhas, requisitar de órgãos e entidades da administração pública informações e documentos, e tomar depoimentos de autoridades federais, estaduais e municipais.

Sobre o blog

Brasília em Destaque com Carlos Rudiney. Carlos Rudiney e radialista , jornalista repórter Fotografico,com grande conhecimento com a bancada de Alagoas em Brasília . Tem como cidade Natal , Campo Grande-MS , mas desde 1989 esta totalmente voltado para Alagoas . Trabalhou como apresentador da Voz do Brasil e nas grandes emissoras de radio do BRASIL e de Portugal.

Arquivos