Blog do Tinho

Blog do Tinho

Blog do Tinho

Outubro Rosa: Secretaria de Saúde de Teotônio Vilela encerra o mês com muitas atividades de prevenção e orientação

Os cuidados com a saúde da mulher, a prevenção ao câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce, pautaram as ações alusivas ao movimento Outubro Rosa.

31/10/2018 18h06
Outubro Rosa: Secretaria de Saúde de Teotônio Vilela encerra o mês com muitas atividades de prevenção e orientação

Os cuidados com a saúde da mulher, a prevenção ao câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce, pautaram as ações alusivas ao movimento Outubro Rosa da Secretaria Municipal de Saúde do Município de Teotônio Vilela.

Durante todo o mês de outubro, as UBSs e demais setores da saúde promoveram atividades diferenciadas, com o objetivo de alertar as mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce, através de palestras de conscientização, exames clínicos, autoexame da mama e mamografia. Além de realização de citologias, solicitações de mamografia, testes rápidos e atendimentos com autoexame da mama, foram realizadas palestras, oficinas, depoimentos, atividades de beleza, produção de lenços e distribuição de laços rosas, que é o símbolo da campanha contra o câncer.

De acordo com a Secretária de Saúde do Município, Izabelle Pereira, a campanha serve de estímulo e alerta para propagar sobre a importância da prevenção, mas todos os dias, devemos nos cuidar e muito. Esse movimento tem estimulado a população a refletir, e tem proporcionado maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento a contribuindo para a redução da mortalidade.

“As unidades de Saúde ficaram lindas, e o mais importante, a mensagem foi transmitida através das reflexões levantadas aos comunitários, sobre a importância da prevenção”, disse.

O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres brasileiras e responde por 25% dos novos casos de câncer a cada ano; um simples exame pode reduzir em 30% o risco de morte pela doença. A cura, se diagnosticado no início, pode ser de 90% a 100% de chance de cura. Por isso, cuide-se, toque-se, ame-se!

O encerramento da campanha acontece nesta quarta-feira (31.10), reunindo mulheres durante um aulão de dança na Academia de Saúde, além de orientações de prevenção através de vídeo e distribuição de panfletos informativos.

A ação conta com o empenho de todas as equipes de saúde do município, os investimentos realizados pelo prefeito Joãozinho Pereira e o planejamento e articulação da Secretária de Saúde do Município, Izabelle pereira.

“Agradecemos ao Prefeito por incentivar este movimento, apoiando e dando todo suporte. Contamos com uma importante rede de enfrentamento a esta doença e a gestão não tem se isentado de sua responsabilidade, ela tem se empenhado em disponibilizar os serviços adequados para a prevenção e tratamento”, afirmou a secretária.

 

Sobre o blog

Wellington Silva - Tinho. Professor, Jornalista MTB 1874,   Assessor de Imprensa.

Arquivos