Blog do Tinho

Blog do Tinho

Blog do Tinho

Espaço Vida, de Teotônio Vilela, é Premiado Nacionalmente como Referência na atenção à saúde Materno Infantil

27/07/2018 19h07
Espaço Vida, de Teotônio Vilela, é Premiado Nacionalmente como Referência na atenção à saúde Materno Infantil

Concorrendo com 343 trabalhos de várias regiões do país, a experiência: “Atenção à Saúde Materno Infantil: um relato de implantação de ambulatório de atenção ao risco gestacional, puerperal e infantil no Município de Teotônio Vilela-AL", que já havia vencido a etapa estadual entre 105 experiências exitosas, ganhou, neste dia 27, durante a 15ª Edição da Mostra Brasil Aqui Tem SUS, no Estado do Pará, o Prêmio de experiência exitosa na Atenção Básica, Materno Infantil, do Estado de Alagoas.

A Premiação foi comemorada pela Secretária e Idealizadora do Ambulatório, batizado de “Espaço Vida”, Izabelle Pereira, que afirmou ser gratificante esse reconhecimento Nacional para todos que fazem a Saúde do Município de Teotônio Vilela.

“É um orgulho poder fazer um SUS que dar certo. E isso é possível devido à dedicação dos nossos técnicos e especialistas, bem como pela soma de investimentos realizados pelo Gestor do Município, que valoriza o ser humano, os quais aliados à estratégia, organização e planejamento, impactam a vida dos Vilelenses na certeza de estarmos ofertando uma Saúde resolutiva e de qualidade”.

O que é o Espaço Vida?

O Espaço, agora premiado Nacionalmente, e referência em Alagoas no atendimento humanizado das Gestantes, bebês e Puérperas, é uma idealização da Secretária de Saúde do Município de Teotônio Vilela, Izabelle Monteira Alcântara Pereira, e dispõe de uma equipe específica, integrada e multiprofissional que proporciona um ambiente humanizado com cuidados especiais, contando com assistência qualificada para o binômio mãe-bebê em consonância com a Atenção Básica.

E, nos casos em que há diagnóstico de alto risco, o Espaço Vida proporciona às gestantes consultas e exames específicos e acompanhamento especializado.

No ambulatório, além de cursos de conscientização para todas as etapas da gestação e os cuidados da mãe para com o bebê, realizados por uma equipe multiprofissional, que trabalham o fortalecimento e a adesão ao pré-natal, à formação de vínculo, estimulando a amamentação exclusiva e à redução dos casos de mortalidade infantil, também são realizados os testes de triagem neonatal, da orelhinha, linguinha e olhinho.

Mostra Brasil Aqui Tem SUS

A Mostra Brasil Aqui Tem SUS se consolidou não só como um espaço de troca de experiências como também, de reconhecimento do trabalho que os municípios vêm desenvolvendo para garantir atenção à saúde de qualidade.

Além de Teotônio Vilela, os municípios de Jundiá, e Maceió também foram premiados durante o XXXIV Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde e 6º Congresso Norte e Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde.

Na 15ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS foram cinco modalidades de premiações. 52 avaliadores externos, através do sistema online, escolheram a melhor experiência por região do País. Também responsáveis por destacar uma experiência em cada Estado, que será agraciada com a realização de Webdocs. O Conasems nomeou os integrantes da avaliação externa, os avaliadores de bancas, bem como a comissão organizadora da Mostra.

Sobre o blog

Wellington Silva - Tinho. Professor, Jornalista MTB 1874,   Assessor de Imprensa.

Arquivos