Bastidores

Bastidores

Bastidores

Vice-governador, deputado federal ou suplente de senador. Qual o destino de Luciano Barbosa?

04/04/2018 15h03
Vice-governador, deputado federal ou suplente de senador. Qual o destino de Luciano Barbosa?

Na próxima sexta-feira, o vice-governador Luciano Barbosa (MDB), seguindo o prazo máximo de descompatibilização, deixará o comando da secretaria estadual de educação para disputar a eleição de outubro. 

Até aí, tudo bem! Resta saber: qual será o cargo que ele disputará? 

Barbosa pode ser candidato à reeleição, formando novamente a chapa com Renan Filho. Com a desistência de Rui Palmeira em disputar o governo, essa possibilidade ficou mais forte, já que Renan Calheiros (Pai) não abre mão de um vice em que possa confiar. 

Por outro lado, as articulações para ajudar na reeleição do senador poderá colocar o cargo como moeda de troca com alguma liderança, que pode ser o ministro Marx Beltrão ou até mesmo um membro da família dos “Pereiras”.

Caso não vá para reeleição, o ex-prefeito de Arapiraca poderá disputar uma vaga na Câmara Federal e ser o principal candidato do MDB. Ele contaria com o apoio de lideranças de vários municípios, além do prestígio que ainda possui na segunda maior cidade de Alagoas. 

A terceira e última opção é a menos provável, pelo menos é o que se comenta nos bastidores. Barbosa pode ser o primeiro suplente de Renan Calheiros. Com certeza não é o grande desejo do atual vice-governador, mas o colocaria ainda mais em sintonia com senador, podendo até a assumir algumas vezes o cargo no Senado.

As cartas estão na mesa. A decisão, se já tem, está guardada debaixo de sete chaves. Só resta esperar e saber qual será o destino de Luciano Barbosa.

Sobre o blog

Blog focado em política.

Arquivos