Politicando

Politicando

Politicando

Chuva é divisor de águas na campanha em Arapiraca

Bastaram poucas horas de chuva para demonstrar abandono do poder público

28/10/2020 10h10
Chuva é divisor de águas na campanha em Arapiraca

A chuva em Arapiraca, na noite de terça (27), levou por água abaixo o que algumas campanhas eleitorais da "velha política" insistiam em tentar esconder: a realidade histórica de alagamentos em Arapiraca.

A chuva trouxe aos olhos dos moradores da segunda maior cidade de Alagoas que as obras grandiosas de gestões passadas são um fiasco e que não foram feitas para o bem estar da população.

Em várias partes da cidade, os moradores entram em parafuso a cada chuva. É histórico e sempre foi argumento para promessas eleitorais.

Os alagamentos sempre foram frequentes, por exemplo, em várias ruas do bairro Alto do Cruzeiro, desde a rua Governador Luiz Cavalcante, nas proximidades da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), passando pelas ruas São José, Santa Maria até desaguar com força no trecho do Mercado do Artesanato. Acrescente aí também o famoso Bosque das Arapiracas.

Sem ter por onde escoar, já que a cidade não tem saneamento básico, o sistema já existente para o serviço nunca teve capacidade de suportar o mínimo de água, nem as obras que foram realizadas estavam projetadas pra resolver o problema de fato, a água da chuva invadiu casas e ainda impediu o tráfego para quem estava em veículos tentando voltar pra casa.

As áreas de alagamento tomaram outros bairros, mostrando a fragilidade de infraestrutura histórica de Arapiraca. As notícias de alagamentos se espalham nas redes sociais.

O fenômeno mostrou a realidade de quem ouve promessas há anos e estas promessas de resolução deste tipo de problema nunca foram cumpridas. Pra quem não mora na área alagada não é problema. Mas o princípio da empatia é se colocar no lugar da outra pessoa. E empatia a "velha política" não tem.

A chuva não pode ser controlada. É obra da natureza. Cabe a um bom gestor colocar em prática projetos que realmente resolvam e tirem os moradores de Arapiraca da agonia/tristeza de ver a casa cheia de água, a família chorando, mutirão pra tirar água e lama da sala, cozinha, quartos, e lamentado a perda de móveis que foram comprados com tanto suor e esforço.

A chuva vai ajudar a fazer a diferença na campanha politica. Fez lembrar o que só os moradores das áreas atingidas lembram: a histórica falta de infraestrutura e a despreocupação do poder público quanto ao assunto. As mudanças só podem acontecer se a população largar de vez os velhos nomes e sobrenomes que se colocam à disposição das urnas, mas esquecem o povo.

O povo de Arapiraca merece carinho.

Sobre o blog

O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.

Arquivos