Claudemir Calixto

Claudemir Calixto

Claudemir Calixto

Iraque é atingido por rês foguetes, neste domingo (5), e tensão entre Estados Unidos e Irã aumenta.

Área atingida é conhecida como Zona Verde; abriga a embaixada dos Estados Unidos e outras representações diplomáticas na capital do Iraque

06/01/2020 01h01
Iraque é atingido por rês foguetes, neste domingo (5), e tensão entre Estados Unidos e Irã aumenta.

Neste domingo (5), regiões do Iraque foram atingidas por três foguetes, segundo informaram forças locais. Dois deles, conforme o comunicado, caíram na Zona Verde de Bagdá – uma área guarnecida, onde está situada a embaixada dos Estados Unidos, além de outras representações diplomáticas. As sirenes foram acionadas na região.

O bairro de Jadryia, vizinho à Zona Verde, foi atingido pelo terceiro foguete. Seis pessoas ficaram feridas.

 

Região concentra embaixadas, empresas do setor militar e hotéis - AHMAD AL-RUBAYE / AFP

Dois caíram na Zona Verde de Bagdá. Trata-se de uma área fortificada que abriga a embaixada dos Estados Unidos e outras representações diplomáticas. Sirenes foram acionadas no local. O terceiro foguete atingiu o bairro de Jadryia, vizinho à Zona Verde. Segundo a agência Reuters, seis pessoas ficaram feridas.

As duas regiões também foram bombardeadas, no sábado (4), juntamente com a base aérea de Balad, a 80 km de Bagdá, que pertence ao Iraque, e que abriga forças dos Estados Unidos. Não houve mortes.

 

Aumento da tensão

 

O aumento da tensão entre os Estados Unidos e Irã teve início quando milícias apoiadas pelos iranianos dispararam mísseis contra uma base militar no Iraque. Os americanos responderam com bombardeios que causaram a morte de 24 pessoa, no dia 29 de dezembro último.

Membros de milícias iraquianas, apoiadas pelo Irã, invadiram o perímetro da embaixada dos Estados Unidos, em Bagdá. Depois da invasão, o presidente Donald Trump acusou os iranianos de estarem por trás dos protestos.

Depois de ficar sitiada por pouco mais de 24 horas, líderes das milícias pediram para que ela fosse liberada na quinta-feira (2), tendo a ordem sido cumprida imediatamente.

No dia 2 de janeiro, os Estados Unidos assassinaram  Qassem Soleimani, através de um ataque por drones , durante a noite, no aeroporto de Bagdá, no Iraque. Soleimani era chefe de uma unidade especial da Guarda Revolucionária do Irã e um dos homens mais poderosos daquele país. O Irá prometeu revidar.

 

GETTY IMAGES

 

Sobre o blog

Comunicador, cronista, poeta e contista alagoano. Cofundador do coletivo artístico Projeto PAIOL. Graduando em Letras pela Universidade Federal de Alagoas. 

Arquivos